Você está procurando por receitas veganas de salgadinhos para festas que sejam fáceis de fazer, deliciosas e saudáveis? Então você veio ao lugar certo!
Neste artigo, eu vou te mostrar 3 receitas veganas de salgadinhos para festas que vão agradar até os paladares mais exigentes. São receitas simples, mas cheias de sabor e nutrientes, que vão deixar seus convidados impressionados.
Você vai aprender a fazer:
- Bolinhos de grão-de-bico e espinafre
- Coxinhas de jaca
- Croquetes de lentilha e cenoura
Vamos começar?
- Entre para o nosso grupo do WhatsApp e pegue receitas gratuitas
- Acesse mais receitas com essa, CLIQUE AQUI
- Receitas todos os dias, AQUI
Bolinhos de grão-de-bico e espinafre
Os bolinhos de grão-de-bico e espinafre são uma ótima opção de salgadinho vegano para festas, pois são crocantes por fora, macios por dentro e muito saborosos. Além disso, o grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína vegetal, ferro, cálcio e fibras, enquanto o espinafre é rico em vitaminas A, C e K, antioxidantes e minerais.
Esses bolinhos são fáceis de fazer e podem ser servidos quentes ou frios, com molhos variados, como tahine, maionese veganas ou catchup.
Ingredientes
- 2 xícaras de grão-de-bico cozido e escorrido
- 2 xícaras de espinafre picado
- 1/4 de xícara de farinha de trigo integral
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de sal
- 1/4 de colher de chá de pimenta-do-reino
- Óleo vegetal para fritar
Modo de preparo
- Em um processador de alimentos, bata o grão-de-bico até obter uma pasta grossa. Transfira para uma tigela e reserve.
- Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho por alguns minutos, até dourar. Adicione o espinafre e cozinhe até murchar, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, pimenta e cominho e desligue o fogo.
- Adicione o espinafre refogado à tigela com o grão-de-bico e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e amasse com as mãos até formar uma massa homogênea e firme. Se necessário, ajuste o sal e a pimenta.
- Modele a massa em bolinhas do tamanho de uma noz e achate-as levemente. Frite-as em óleo quente, em fogo médio, até dourarem dos dois lados. Escorra em papel toalha e sirva em seguida ou deixe esfriar e guarde na geladeira.
Coxinhas de jaca
As coxinhas de jaca são uma versão vegana das tradicionais coxinhas de frango, um dos salgadinhos mais populares do Brasil. A jaca é uma fruta tropical que, quando verde, tem uma textura fibrosa e um sabor neutro, que lembra o frango desfiado. Ela pode ser encontrada em feiras, mercados ou lojas de produtos naturais.
As coxinhas de jaca são recheadas com a jaca cozida e temperada e envoltas em uma massa de batata e farinha de trigo. Elas são fritas até ficarem douradas e crocantes e podem ser acompanhadas de molho de pimenta, mostarda ou maionese vegana.
Ingredientes
- 500 g de jaca verde em pedaços (sem casca e sem caroço)
- 4 xícaras de água
- 2 folhas de louro
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/4 de xícara de extrato de tomate
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 1 colher de chá de páprica
- 1 colher de chá de orégano
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 xícaras de batata cozida e amassada
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de água
- Óleo vegetal para fritar
- Farinha de rosca para empanar
Modo de preparo
- Em uma panela de pressão, coloque a jaca, a água e o louro e cozinhe por 20 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e espere a pressão sair. Escorra a jaca e desfie-a com um garfo ou com as mãos. Reserve.
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione o extrato de tomate, o molho de soja, a páprica, o orégano, o sal e a pimenta e misture bem. Junte a jaca desfiada e cozinhe por 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até o molho encorpar. Desligue o fogo e deixe esfriar.
- Em uma tigela, misture a batata amassada, a farinha de trigo e a água até formar uma massa lisa e macia. Se necessário, ajuste o sal e a pimenta.
- Pegue uma porção de massa e abra na palma da mão. Coloque uma colher de sopa de recheio de jaca no centro e feche a massa, modelando em forma de coxinha. Repita com o restante da massa e do recheio.
- Passe as coxinhas na farinha de rosca e frite-as em óleo quente, em fogo médio, até dourarem por igual. Escorra em papel toalha e sirva quente ou frio.
Croquetes de Lentilha e Cenoura para Festas
Você está procurando por receitas veganas de salgadinhos para festas? Então você vai adorar esses croquetes de lentilha e cenoura, que são fáceis de fazer, nutritivos e saborosos. Eles são perfeitos para servir como aperitivos, lanches ou acompanhamentos, e vão agradar tanto aos veganos quanto aos não veganos. Neste artigo, eu vou te ensinar como fazer 5 receitas veganas de croquetes de lentilha e cenoura, com variações de temperos, molhos e recheios. Você vai se surpreender com a versatilidade e a criatividade dessas receitas. Vamos lá?
A História dos Croquetes de Lentilha e Cenoura
Os croquetes são um tipo de salgado frito ou assado, feito com uma massa de farinha, ovos e leite, que envolve um recheio de carne, queijo, legumes ou outros ingredientes. Eles são originários da França, onde são chamados de “croquettes”, que significa “crocrantes” em francês. Os croquetes se espalharam pelo mundo, ganhando diferentes nomes e versões, como os “kroketten” na Holanda, os “croquetas” na Espanha, os “korokke” no Japão e os “kibbeh” no Oriente Médio.
Os croquetes de lentilha e cenoura são uma adaptação vegana dos croquetes tradicionais, que substituem os ingredientes de origem animal por ingredientes de origem vegetal. As lentilhas são uma excelente fonte de proteína, ferro, fibras e outros nutrientes, enquanto as cenouras são ricas em vitamina A, antioxidantes e betacaroteno. Juntos, eles formam uma combinação perfeita para a saúde e o paladar.
Os Ingredientes dos Croquetes de Lentilha e Cenoura
Para fazer os croquetes de lentilha e cenoura veganas, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 2 xícaras de lentilhas cozidas e escorridas
- 2 cenouras médias raladas
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/4 de xícara de farinha de trigo integral
- 1/4 de xícara de farinha de rosca
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- Sal, pimenta, cominho e páprica a gosto
- Óleo vegetal para fritar ou assar
Esses são os ingredientes básicos para fazer os croquetes de lentilha e cenoura veganas, mas você pode variar os temperos, as farinhas e os recheios de acordo com o seu gosto e a sua criatividade.
O Modo de Preparo dos Croquetes de Lentilha e Cenoura
O modo de preparo dos croquetes de lentilha e cenoura é simples e rápido. Você só precisa seguir os seguintes passos:
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um pouco de óleo, até ficarem macios e dourados.
- Em uma tigela, amasse as lentilhas com um garfo, até formar uma pasta grossa.
- Adicione a cenoura ralada, a farinha de trigo, a farinha de rosca, a salsa e os temperos, e misture bem, até formar uma massa homogênea e firme.
- Modele a massa em bolinhas do tamanho de uma noz, e achate-as levemente, formando os croquetes. Se quiser, você pode rechear os croquetes com queijo vegano, tofu, cogumelos, azeitonas ou o que preferir.
- Frite os croquetes em óleo quente, até ficarem dourados e crocantes, ou asse-os em uma assadeira untada, em forno médio, por cerca de 20 minutos, virando na metade do tempo.
- Sirva os croquetes quentes ou frios, com molhos de sua preferência, como maionese vegana, ketchup, mostarda, barbecue ou tahine.
Pronto, agora você já sabe como fazer os croquetes de lentilha e cenoura. Mas não se limite a essa receita, experimente as variações que eu vou te mostrar a seguir.
Os Benefícios dos Ingredientes Principais dos Croquetes de Lentilha e Cenoura
Os croquetes de lentilha e cenoura são uma ótima opção de salgado vegano, pois além de deliciosos, são muito nutritivos e saudáveis. Veja alguns dos benefícios dos ingredientes principais dos croquetes de lentilha e cenoura:
- As lentilhas são leguminosas que contêm muita proteína, ferro, fibras, ácido fólico, potássio, magnésio e outros minerais. Elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a prevenir a anemia, a regular o intestino, a controlar o colesterol, a reduzir a pressão arterial e a prevenir o diabetes.
- As cenouras são vegetais que contêm muita vitamina A, betacaroteno, antioxidantes, fibras, potássio, cálcio e outros nutrientes. Elas ajudam a melhorar a visão, a pele, o cabelo, as unhas, a cicatrização, o sistema imunológico, a digestão, a desintoxicação e a prevenção do câncer.
- A farinha de trigo integral é uma farinha que contém mais fibras, vitaminas e minerais do que a farinha branca refinada. Ela ajuda a dar mais saciedade, a regular o açúcar no sangue, a melhorar o trânsito intestinal e a prevenir doenças cardiovasculares.
- A farinha de rosca é uma farinha feita com pão torrado e moído, que dá mais crocância e sabor aos croquetes. Ela também contém fibras, carboidratos, proteínas e outros nutrientes, que fornecem energia e ajudam na digestão.
- A salsa é uma erva aromática que contém muita vitamina C, vitamina K, ferro, cálcio, antioxidantes e outros compostos. Ela ajuda a melhorar o hálito, a combater infecções, a aliviar a inflamação, a estimular a diurese, a limpar os rins e a prevenir pedras.
- Os temperos, como sal, pimenta, cominho e páprica, são condimentos que realçam o sabor e o aroma dos croquetes. Eles também contêm substâncias que ajudam a melhorar o metabolismo, a circulação, a digestão, a imunidade e a prevenção de doenças.
Como você pode ver, os croquetes de lentilha e cenoura são uma fonte de vários benefícios para a sua saúde. Mas não se esqueça de consumi-los com moderação, pois eles também contêm calorias, gorduras e sódio, que podem ser prejudiciais se consumidos em excesso.
Conclusão
Neste artigo, eu te mostrei como fazer 3 receitas veganas de salgadinhos para festas, que são fáceis, rápidas e deliciosas. São receitas veganas que não levam nenhum ingrediente de origem animal, mas que são cheias de sabor e nutrientes. Você pode servir esses salgadinhos em qualquer ocasião, e surpreender os seus convidados com a sua criatividade e o seu cuidado com o meio ambiente e os animais.
Espero que você tenha gostado deste artigo de receitas veganas e que experimente essas receitas veganas de salgadinhos para festas. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe aqui embaixo. Eu vou adorar saber a sua opinião e o seu feedback. Até a próxima! 😊